Por que ainda há casos de infecção e epidemias de doenças para as quais existem vacinas?

Recentemente temos observado o reaparecimento de algumas doenças, como o sarampo, que haviam sido controladas por meio de campanhas de vacinação. Esse fato se dá tanto por conta de questões socioambientais quanto por fatores ligados aos processos imunológicos.

Entre os fatores socioambientais, destacam-se a inexistência ou insuficiência de saneamento básico, precariedade no acesso à saúde de qualidade, informação insuficiente sobre formas de contágio e sobre a importância da vacinação. Não menos importante é a epidemia de desinformação que questiona a segurança e a eficácia dos programas de imunização no controle e erradicação de doenças e podem levar à queda da cobertura vacinal.

No que tange os processos imunológicos, uma das principais causas é a imunização não permanente. Esta ocorre, por exemplo, no caso de vírus que possuem alto potencial de mutação, como o da gripe. Também há o caso da queda natural de proteção imunológica com o tempo, que torna necessária a administração de doses de reforço da vacina.

Links para aprofundamento conceitual e sugestões para elaboração de atividades didáticas

  • Pedir aos alunos para identificar se os seus próprios cartões de vacinação estão atualizados de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.